Como eliminar o Bloqueio Criativo e não perder uma ideia!

Em nosso dia a dia, tanto no trabalho, como na vida pessoal, precisamos de criatividade para inovar e gerar ideias que realmente possam resolver problemas que estão a nosso redor. No entanto, são muitos os fatores que nos levam a ter um grande infinito em branco na nossa mente. Frustrações, ansiedade, questões inacabadas, acúmulo de tarefas, descontrole emocional, stress, em fim, a lista vai que vai.

Neste artigo de um dos monstros do Marketing Digital, Neil Patel, podemos encontras as razões para a chegada de um bloqueio criativo, e mais algumas dicas para resolver.

Mas precisamos avançar e se mantermos esse vazio em nossa cabeça por dias, temos a real sensação de que estamos perdendo tempo de nossa vida e que nossa energia está sendo drenada. Até nos dispomos a escrever algo, anotamos em algum lugar, instalamos apps de organização, entretanto, aquele momento criativo o suficiente para gerar boas ideias e bons insights, simplesmente não tá afim de aparecer.

Entendemos bem como é isso… Mas não se desespere! Aqui vai uma lista com uma série de dicas para sair do bloqueio criativo e conseguir captar e manter boas ideias. Antes, segue uma dica de leitura muito interessante – o livro “Roube como um artista”, de Austin Kleon, traz grandes ideias sobre como gerar insights e possíveis inovações.

.1 Troque uma ideia com seu subconsciente

Durante o sono, coisas estranhas costumam acontecer. O inconsciente toma conta e vem à tona questões interiores, muitas vezes sem pé nem cabeça. Sonhamos com uma miscelânea de coisas, e muitas vezes nem lembramos de nada, outras vezes sim, e é bom anotar! Outra coisa bem esquisita, é o que acontece no estado e semi-sono, aquele em que não estamos nem acordados, nem dormindo. Nesse momento, diversas ideias, coisas malucas e resolução de problemas podem acontecer – anote também!

.2 Use papel para concentrar

Sabemos que não é a ideias mais Green aqui, mas de fato, escrever suas ideias em um papel, ao invés do computador, pode ser melhor mesmo. Desenhe, rabisque, use lápis, cores diferentes, e deixe as ideias fluírem. Por exemplo, anote suas ideias em colunas, de acordo com o que vem à sua mente, e você pode misturas e combinar as colunas, para surgir coisas originais, incomuns ou bizarras.

.3 Ante sempre acompanhado de um Bloco de Anotações

Aqui você tem Apps muito bons para isso, o Evernote, One Note da Microsoft, o Keep da Google etc. A ideia é sempre anotar algo que vem à sua mente. Um outro livro extremamente interessante, é o “Rápido e Devagar”, de Daniel Kahneman. Ele expõe, de forma brilhante, a duas maneiras de o cérebro pensar, uma parte está ligada aos processamentos rápidos e de pronta resposta, enquanto a outra nas questões mais complexas, processando mais lentamente, em background.

Quando a parte do cérebro, que processa mais lentamente, resolve um grande problema para você, ela te apresenta o resultado bem no meio do nada, onde você estiver, seja no metrô, tomando um café ou conversando com alguém, lá vem aquele insight maravilhoso de época! Certifique-se que tenha onde anotar isso, no momento em que vier.

.4 Não tenha receio de afastar seus pensamentos

Quanto temos uma situação, circunstância, ou mesmo um briefing em nosso cotidiano, não raro, isso pode estar como que fechado, impedindo você de ser criativo, atrapalhando sua visão de enxergar com amplitude. Portanto, não tenha medo de se afastar daquela situação ou projeto por um momento, e pensar com serenidade para ver com clareza.

.5 Termine o que começou – isso é sério

Sério, esse negócio mata. Você precisa concluir questões na sua vida, para que seu cérebro não mantenha aquilo como uma “Janela Aberta”. Aqui vai mais uma dica de leitura – o livro do renomado Psicólogo Dr. Augusto Cury, “Ansiedade”, evidencia exatamente como esse processo funciona. Um monte de janelas abertas na sua mente, causam ansiedade e te travam na hora de criar algo novo, são como se houvesse algo martelando continuamente. Salve sua criatividade, conclua seus projetos!

.6 Deixe seu ambiente de trabalho mais divertido

Seu office não é um hospital ou uma prisão. Coloque cor, decoração, luzes, seja criativo aí também. É válido também, ter alguns jogos rápidos para descontração, e deixar a mente devanear um pouco. Coloque umas plantas típicas de ambientes fechados, para trazer mais vida e cor. Você vai ver que isso vai dar um belo up no seu ambiente e no seu humor. Ver sempre a mesma coisa, principalmente de cores neutras, também ajudam para criar Bloqueio Criativo.

.7 Passe uns dias em um Coworking

Se estamos falando de criatividade e conhecer pessoas que podem te inspirar e influenciar, esse é o local. Um espaço de Coworking é uma forma inovadora de criar um ambiente de trabalho que você pode acessar sem burocracia. Lá, você terá um ambiente totalmente diferente, com toda a estrutura necessária e um networking sensacional a ser criado. Veja também esse artigo que criamos sobre o que é, e quais as vantagens e as desvantagens de um Coworking.

.8 Pense em algo novo, vai ser mais fácil

O Ilustrador Alex Trochut disse uma vez “A inspiração é intangível: você não pode fazer isso de propósito”. Pois bem, por mais que aquele seu projeto, ou aquela arte que você criou, foram sensacionais, tentar recriar na mesma vibe não vai gerar o mesmo impacto de antes, não obterá o mesmo resultado. É como pão, tem que sair na hora!

.9 Vá dar uma volta e relaxe

Dizer isso no meio de projeto em que você está pressionado para terminar parece insano. No entanto, sempre que somos travados pelo Bloqueio Criativo, precisamos espairecer para encontrar o novo. Ver pessoas, coisas coloridas, ar puro, um parque em fim, caminhar pelas ruas é um excelente incentivo para você reencontrar o caminho da criatividade e receber aquele insight em um minuto, que foi mais importante que as 10 horas que você gastou batendo na mesma tecla!

.10 Pegue um pouco do seu tempo para você

Parece óbvio, mas não costumamos fazer isso. Trabalhar em muitos projetos ao mesmo tempo pode sufocar sua criatividade. Se você está se sentindo esgotado, reserve um tempo para si mesmo e desligue tudo por alguns dias. E se não pode fazer isso por uns dias, que sejam horas. Desligue as notificações do celular, relaxe em algum lugar, ouvindo uma música tranquila, esvaziando a mente e tranquilizando a alma. Quando você voltar para trabalhar, estará renovado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *