Como criar uma boa Estratégia de Marketing para sua empresa

Os benefícios de uma estratégia de marketing planejada são numerosos. Os proprietários de empresas geralmente confiam apenas em sua intuição para tomar decisões de negócios. Embora esse conhecimento informal seja importante no processo de tomada de decisão, ele pode não fornecer todos os fatos que você precisa para alcançar os resultados de marketing. Uma estratégia de marketing ajudará você a definir metas de negócios e desenvolver tarefas e atividades para alcançá-las.

Construindo sua estratégia

  1. Descreva a proposta de venda exclusiva da sua empresa, ou seja, o seu diferencial face ao mercado. Escreva uma frase compreensiva, que descreva a essência do seu negócio.
  2. Defina seu público-alvo. Qual é o perfil demográfico de pessoas que demonstram mais interesse em seu serviço ou produto? (Imagine as personas que irão adquirir seu serviço, visualize).
  3. Anote os benefícios de seus produtos e/ou serviços. Como suas características e especificações impactarão ou transformarão seu público-alvo de forma positiva? Você resolve algum problema específico? (Isso fica mais fácil, quando você, na etapa 2, conseguiu identificar a dor do seu cliente em potencial).
  4. Descreva como você evidenciará e posicionará seus produtos e/ou serviços. Se com a criação de vídeos patrocinados no Youtube, com um Blog, na TV, com flyers, pelas Mídias Sociais, boca a boca etc, isto é, como alcançará seu público-alvo com qualidade. (Lembre-se aqui, do tipo de suporte que seu público consome, é um público que gosta de TV ou Netflix, lê revistas ou busca informações pelo Facebook, curte podcasts, escuta rádio, pega metrô todos os dias?).
  5. Defina suas táticas de Marketing. Você pretende anunciar usando Marketing pela Internet (Online), Marketing Direto ou Relações Públicas? Dependendo do seu público-alvo, você precisará escolher a tática mais adequada para explicar, ensinar, promover como seu produto e/ou serviço, se destaca acima de outros concorrentes.

Dicas Importantes

  • Sua Proposta de Negócio, aquilo que te torna diferente no mercado, confere a seus produtos e serviços um propósito. Então, não tente desenvolver o marketing de sua marca sem isso, pois você precisará persuadir seu público-alvo a se tornar um cliente fiel.
  • É importante que você defina um budget (orçamento) para seu Plano de Marketing. Entenda que o Marketing é um processo, é contínuo, se desenvolvendo e adaptando conforme as novas realidades do mercado e seu dinamismo. O Plano de Marketing, ajudará a delinear as estratégias, táticas, despesas e expectativas de produtos e serviços de sua empresa, e o budget, garantirá que sua equipe siga o roteiro de mercado para alcançar as metas importantes.
  • Revise seu Plano de Marketing pelo menos uma vez a cada trimestre. Veja se as metas estão sendo alcançadas ou estão na tendência. Você está conseguindo atingir seu público-alvo? Seu Plano de Marketing pode estar sensacional e pronto para te levar ao sucesso, no entanto, as circunstâncias podem mudar e tornar seu plano obsoleto ou desatualizado. Não tenha medo de revisar.

Análise e Resolução de Problemas

Use estas perguntas para ajudá-lo a solucionar problemas, criticar, e prever sucessos e falhas de seus produtos e serviços:

  • Você tem os mesmos leads e oportunidades de negócios de quando lançou seus produtos e/ou serviços?
  • Seu mercado está mudando? Ele se expandiu, recuou, está em crise, está a todo vapor, e como isso afeta seus negócios e clientes?
  • Você consegue medir, por quais canais de marketing seus novos clientes estão chegando? Quais canais funcionam melhor e quais podem ser alterados?
  • Seus produtos e/ou serviços estão gerando a receita esperada? Ou eles estão custando mais para ser produzidos ou prestados, do que trazendo lucros? É importante entender isso para rever processos ou apenas redirecionar os esforços de marketing para realçar o valor que você deseja que seu público-alvo perceba.
  • Caso você precise se adaptar, mudar as táticas de vendas, defina qual o melhor momento para agir, se agora, no próximo trimestre ou no próximo ano.

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre como criar o Plano de Marketing perfeito para sua empresa!


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