6 dicas para encontrar Influenciadores para sua marca

A ascensão dos Influencers

As Redes Sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, lançaram os milhares de influenciadores e personalidades das Mídias Sociais.

Essas estrelas modernas conseguiram ofertas de livros, programas na Netflix, papéis principais em TV e filmes, e começaram a aparecer fora do campo da mídia social. E durante esse meio tempo, arrastando milhões de seguidores e criando uma legião de fãs.

Os Influencers são mais populares entre os jovens, especialmente a geração Z e os millennials. Os jovens, normalmente volúveis, ficam aficionados por essas celebridades, e de tempos e tempos vão mudando, mas sua lealdade permanece por um bom período.

O uso dos influenciadores é uma tendência crescente entre as marcas digitais mais experientes. Pegar uma carona com a fama das celebridades digitais, tem sido tarefa especial das equipes de marketing, buscando os influencers através de comentários no Instagram, Mensagens Diretas e emails.

No entanto, quando você observa os comentários em uma postagem dos influenciadores, percebe uma nuvem de pessoas tentando contatá-los para realizar trabalhos – imagine o DM deles como não está! 

Diante disso, como um profissional de marketing digital conseguirá se destacar no meio da multidão e ganhar a atenção dos principais influenciadores?

Dando uma resposta prévia e em linhas gerais, a ideia é fazer sua pesquisa, encontrar os influenciadores que deseja, ter um discurso envolvente e exclusivo, vai ajudar você a alcança-los de maneira eficaz e receber uma resposta. Agora, vamos às 6 dicas de como fazer isso.

1. Pesquise pelo Influenciador que interessa

Pesquisar pelos Influenciadores apenas pela quantidade de seguidores, não é uma tática eficaz para encontrar a melhor personalidade que irá promover sua marca.

Ou seja, você pode usar um mecanismo de pesquisa de influência, pode ajuda-lo a encontrar as principais personalidades da mídia, em sites como o próprio Twitter, Instagram e Youtube, assim como em outros sites de Mídias Sociais e plataformas de blogs.

Por exemplo, o FollowerWonk, fornece informações detalhadas sobre as personalidades do Twitter. Uma simples pesquisa no Google também pode ajuda-lo a compilar uma lista de influenciadores a serem avaliados por você.

Ao realizar sua pesquisa, considere os seguintes critérios:

  • Número de Seguidores;
  • Se os dados demográficos correspondem às suas necessidades;
  • Se a imagem pessoal é uma que sua empresa gostaria de se associar;
  • Se o influenciador passou recentemente por alguma controvérsia ou polêmica séria;
  • Verificar o tipo de conteúdo e em quais canais eles veiculam;
  • Se seus clientes conhecem esse influenciador.

2. Construa um relacionamento

Depois que identificar qual(is) influenciador(es) gostaria de realizar parceria, siga-os em suas Redes Sociais. Use sua conta empresarial para construir um relacionamento orgânico com seu influenciador.

Comente as postagens deles como você faria com as de um amigo, mas não divulgue sua marca ainda. Elogie sua última selfie ou parabenize-o pelo seu último prêmio, show, aniversário etc.

Interaja com as histórias do influenciador no Instagram, no Snapchat, Facebook etc. Se eles tiverem enquetes em sua histórias no Instagram, vote nelas. Responda a perguntas que eles estão fazendo a seus seguidores.

Faça tudo isso de forma natural. Envolva-se e interaja com o conteúdo deles para saibam que você está interessado em criar um relacionamento.

3. Compartilhe seu conteúdo

Outra maniera de chamar atenção de um influenciador é compartilhar suas postagens e marca-las em seu próprio conteúdo. Não faça isso imediatamente, pois você não quer parecer muito agressivo ou como se estivesse desesperado para construir esse relacionamento.

Depois de acompanhar o influenciador por algumas semanas e interagir com o conteúdo dele, crie um link para uma das postagens dele no seu próprio conteúdo. Isso pode ser feito incluindo um link no artigo de blog mais recente de sua empresa ou compartilhando o link diretamente em suas mídias sociais.

Se você fez o dever de casa – a pesquisas sobre os influenciadores que deseja contatar – o conteúdo deles será de relevância direta para seu próprio grupo demográfico. Eles apreciarão a exposição e você poderá criar um relacionamento orgânico dessa forma.

4. Tenha um tom cativante e bem trabalhado

Quando chegar a hora de encontrar em contato com o influenciador diretamente, você precisa ter um discurso envolvente, criativo e bem elaborado para se destacar da multidão. Depois de enviar uma mensagem inicial às mídias sociais, envie-lhes um email detalhado para apresentar você e sua empresa.

Neste email, inclua:

  • Linha de assunto específica e detalhada para que o influenciador não com confunda seu email com um spam;
  • Vá por um tom informal e amigável, não muito “vendedor”;
  • Deixe links para seu site, mídias sociais e produtos/serviços que podem ser de particular relevância para o influenciador (Em caso de produtos, considere dar presentes ou fazer um desconto bem diferenciado);
  • Ao fim do email, adicione um call-to-action (Chamada para Ação), tais como “Informe se você gostaria de colaborar” ou “Se você estiver interessado nessa parceria, adoraríamos trabalhar com você”.
  • Evite ofertas ou propostas específicas neste email. Depois que o influenciador retornar para você, é quando você pode começar a discutir negócios, incluindo postagens específicas que funcionariam melhor para você e seu novo parceiro.

5. Tenha uma sólida presença nas mídias sociais

Para o influenciador, a mídia social é tudo. É como eles construíram suas marcas, sua imagem e como ganham dinheiro. Por esse motivo, eles querem ter certeza de que as marcas com quem fazem parceria também levam a mídia social a sério – pois isso demonstra que você conhece e se importa com o negócio dele. Ter uma presença nas mídias sociais sólida aumentará suas chances de sucesso ao interagir com influenciadores.

Se você tiver apenas um punhado de postagens ou menos de 1000 seguidores em qualquer uma de suas plataformas, isso sinalizará para um influenciador que sua empresa não possui relevância nas Redes Sociais, comprometendo a possibilidade da parceria.

Poste regularmente, aumente seu número de seguidores e interaja com eles nas mídias, pois isso aumentará sua presença geral nas mídias sociais e sua taxa de sucesso na parceria.

6. Responda rapidamente

Os influenciadores mais populares receberão centenas de emails por dia, só de empresas querendo promover seus produtos.

Se você receber uma resposta de um influenciador, isso é um sinal de que eles querem trabalhar com você. Se você está receber contato através da resposta de um comentário em uma das postagens das Redes dele, ou um DM, responda imediatamente.

Na maioria das vezes, você terá que enviar um email para conta comercial dele. A maioria dos influenciadores têm suas contas comerciais vinculadas a seus perfis em Redes Sociais. Normalmente, um influenciador terá um sistema configurado para analisar emails.

O primeiro email que você receberá deles, provavelmente confirmará que você é uma marca real e que deseja fazer parceria com ele. Responda o mais rápido possível ao primeiro email que receber diretamente do influenciador.

Apresente-se e crie uma resposta que mostre que você realmente leu seus emails. Normalmente, o influenciador enviará email de um formulário para as marcas em sua lista de emails e receberão emails de marketing padrão de volta.

Escreva uma resposta que mostre que você está genuinamente interessado no que eles estão dizendo. Se o email disser para contata-los em caso de dúvidas sobre suas postagens ou marca pessoa, use esta oportunidade para fazer uma pergunta inteligente e bem elaborada relacionada ao aviso.

Assim, tendo estes cuidados, você irá se destacar da multidão e aumentar suas chances de criar uma boa parceria.

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